Movimento Autêntico

Sabes, quando se mexe o corpo, é como se o espírito se libertasse.

Haruki Murakami

O Movimento Autêntico (MA) é uma prática somática-relacional de exploração interna e consciência, através do corpo e do seu movimento/quietude, da palavra/silêncio e da presença. O trabalho é realizado de olhos fechados, com vista a uma escuta profunda do que emerge no nosso interior, e na presença de uma testemunha respeitadora, que não julga nem interpreta. Após o movimento, a palavra é chamada a dar corpo ao vivido e a continuar na experiência direta do que se passa, por forma a aprofundar essa mesma vivência. Este aprofundamento é continuado quando se dá voz ao testemunho de quem viveu a experiência de um outro ponto de vista.

Criado por Mary Whitehouse (1911-1979), o Movimento Autêntico é muitas vezes utilizado na Dança Movimento Psicoterapia, mas também em contextos artísticos. Permite uma exploração de conteúdos inconscientes, que aparecem na espera e concretização de impulsos internos de movimento / gesto, através da relação Movedor / Testemunha.

O trabalho foi posteriormente desenvolvido por várias discípulas de Mary Whitehouse, sendo Janet Adler (1941-2023) uma das grandes precursoras da importância do desenvolvimento da testemunha interna e da espiritualidade na prática do Movimento Autêntico, a qual nomeou, mais tarde, Disciplina do MA.