DMT

Dança Movimento Terapia

The only way to make sense out of change is to plunge into it, move with it, and join the dance.

Alan Watts

A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma forma de psicoterapia que utiliza o processo criativo (neste caso, o movimento e a dança) para ajudar a resolver conflitos emocionais e/ou psicológicos, através da integração psicofísica (mente-corpo), no seio de uma relação terapêutica segura. Pertence às chamadas Terapias Artísticos-Criativas, como a musico-terapia, a drama-terapia e a arte-terapia. A DMT utiliza tanto a comunicação verbal como a não verbal (corporal) e baseia-se na conexão corpo-mente.

Este tipo de psicoterapia sustenta-se nas investigações que dão primazia à relação entre a mente e corpo, e as emoções. Em termos teórico-práticos fundamenta-se na psicologia do desenvolvimento humanos, nas investigações sobre a comunicação não verbal, nas recentes descobertas das neurociências, nos processos criativos e na dança, e nos diferentes sistemas de análise e observação do movimento.

De implantação muito recente em Portugal e Espanha, a DMT é reconhecida como uma forma de psicoterapia em países como a Inglaterra e os Estados Unidos da América, onde foi criada há mais de meio século, e onde se tem desenvolvido como método psicoterapêutico.

Artigo: Psicoterapia através do movimento e da dança, texto publicado em Julho de 2014, no ‘MSN saúde’

Anúncios